terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Session de final de ano!






Como em qualquer outro lugar, aqui em João Pessoa também teve a confraternização dos riders locais, porém diferente das demais que rolaram mundo a fora, a de João Pessoa apenas poucos pilotos participaram, quase todos os outros estavam morgados como nunca!


Mesmo assim rolou, e aqueles que sempre estão presentes no rolé conferiram e conversaram bastante no BMX Plaza, pista de street no litoral pessoense.Com as poucas imagens que deram pra gravar fizemos um pequeno video, editado pelo Marcelo Tupinambá, e que nele andam apenas 5 riders.



Divirta-se!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Túlyo Paredes



Quem é de João Pessoa, e das regiões metropolitanas a ela, com toda certeza já ouviu falar de um nome bastante conhecido do BMX local, Túlyo Paredes, 20 anos, que voltou as atividades ligadas ao BMX esse ano, após ter andado um tempo de Skate.
Túlyo Paredes, fundador e sócio majoritário do Gueto Bike, nova facção do BMX paraibano, evoluiu bastante nos últimos dois meses, fazendo fluir manobras que até então não estavam no seu currículo, e aperfeiçoando outras mais, o que o leva ao pedestal dos melhores riders do BMX Street da Paraíba.
Nesse ultimo domingo que antecedeu nosso Natal 2009, para fechar o ano com chave de ouro, Túlyo Paredes foi fotografado pelo Marcelo Tupinambá... Confira!






sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Kamikaze 10



Perfeição é uma coisa quase que divina. Como não acredito no além, nada pode ser perfeito pra mim, e o Kamikaze, obviamente, não o foi. Porém, todo esforço produzido entre organizadores, público e atletas deixou a décima edição do evento perto daquilo que muitos consideram perfeito, a glória.
Eram quase 1.000 quilômetros, 12 horas de viagem, que me separavam desse que é considerado entre os pilotos de dirt um dos principais campeonatos do Brasil, o maior do eixo Norte-Nordeste, mas chegamos lá, e pude constatar que de terra esse povo entende.

Na sua décima edição o Kamikaze teve participantes do Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Pará e Maranhão, uma verdadeira diversidade de culturas, sotaques e, logicamente, manobras, manobras e manobras.
Entre essas manobras podemos destacar várias: frontflip, 360 double whip, backflip whip, backflip bar spin e o temível triplo tailwhip, executada pelo Fernando Primo, do Estado do Pará, que ficou com o prêmio de melhor manobra.

Diante dessa exposição de manobras, cheguei à singela conclusão que o BMX Dirt nordestino não deve nada ao que está acontecendo em outras regiões do Brasil, e que pilotos como Jota (Recife/PE), Fernando Primo (Capitão do Poço/PA) e o Lalinho (Maceió/AL) têm nível para elevar ainda mais a qualidade do esporte em nossa região.
Finalizando, ficou com o primeiro lugar o Jota, da equipe LZ Bikes, que apesar de não estar completa nesse evento (faltou o Tiago), se deu muito bem. Em segundo ficou o homem que mais encantou o público, e que por meio ponto não levou o campeonato: Fernando Primo, do Pará. Esse cara realmente é abençoado! Em terceiro ficou o cara mais louco do BMX nacional, o famoso Lalinho, de Maceió. Todos esses participantes já haviam ganho o Kamikaze anteriormente, e prometem para o próximo uma nova e acirrada disputa... A revanche!
No mais, valeu muito a pena ter ido a Fortaleza, mais especificamente ao Conjunto Ceará (lugar longe do caralho!), e ter a experiência de espectador de um Kamikaze no curriculum!

...Jah...


Para ficar por dentro do que aconteceu, confira o video editado por Eder Bicudo

Messejana BMX de Rua!




Enfim pude conhecer uma das melhores localidades do Brasil para quem anda de BMX de rua, o famoso bairro da Messejana, em Fortaleza/CE. O bairro é a morada de muitos pilotos, e ainda ponto de encontro de vários outros riders, que entre uma dose e um whip, fazem a diferença de um BMX unido e evoluído, se misturando no local pilotos da antiga e da nova escola.
Para minha sorte, compareci no antro da Messejana no dia em que o maior agitador da cena street de Fortaleza, o famoso Rogério Cego, proprietário da Butecos Bikes, estava a organizar uma jam session. De quebra, pude prestigiar uma noite de muito grinds, 360 e bunny hops, tudo ao som de muita música Punk e, logicamente, regado a muito álcool.

No local diversos pilotos, muitos de Messejana, mas muitos outros de outras localidades, como por exemplo: a galera do Distúrbio BMX, Quadrilha BMX, o pessoal de Sobral, Rio Grande do Norte, João Pessoa, Recife, Palmas, Maceió... Eram riders em quantidades nunca dantes vistas.
Na hora da porrada, pudemos destacar os nomes de alguns locais, como por exemplo o Bruno, do Distúrbio BMX, que mesmo levando uma “lapada” no rosto depois de um nose grind nervoso continuou apavorando no local; o Renato (também Distúrbio), que tem uma pegada muito violenta e técnica; e o Pivete (Nailson), o cara que tem mais filhos do que raio na roda, e que tem no sangue o real street.

Dentro do rolé tivemos ainda uma apresentação de nada mais nada menos que Daniel Silva (Quadrilha BMX), um dos melhores pilotos de flat do Brasil, e que mora na Messejana, além da presença do David Tubarão, grande piloto de street que está afastado do esporte por motivos de saúde.
O evento, que contou com muitos espectadores e riders, como já frisado, tem tudo para virar um evento anual, transformando a capital cearense na cidade natalina de todos os BMXers nordestinos, onde podemos no turno matutino e vespertino “abestalhar” com o Kamikaze, e a noite nos deleitarmos com o real street da Messejana!

Messe JAM na 2 from ligerinbmx on Vimeo.