quarta-feira, 27 de julho de 2011

Patrocinar você?

Tenho total certeza que o BMX nacional, e também mundial, passa nessa fase por seu melhor período de evolução e ebulição, pessoas novas contemplam o esporte com pessoas mais velhas, a sociedade não ver mais o esporte com tanto preconceito, e a cada dia aumenta o numero de praticantes e lojas que flertam com esse mercado promissor e promiscuo.
Até certo ponto, podemos afirmar que a cada dia o esporte deixa de ser ‘Underground” pra ser aquilo que o Skate é, algo da moda, algo que dar audiência, status, dinheiro e mulher, ou homens para as mulheres.
Nesse meio tempo, a “filosofia” BMX se corrompe, pois aqueles que andavam no modelo For Fun, ou seja, a procura de liberdade e diversão, passam a atrelar a sua evolução com a necessidade de patrocínio, de venda, de exposição... pois bem, você que quer um patrocínio já pensou o que pode dar em troca ao patrocinador?
Em sites nacionais especializados no esporte podemos constatar que alguns pilotos, notadamente dos grandes centros urbanos brasileiro, conseguiram o que pra grande maioria, cerca de 99,9%, vai ser impossível de conseguir, ter sua imagem vinculada a uma boa marca. Daí sempre escutamos, ou mesmo opinamos alguns comentários: “Fulaninho não merece tal apoio, pois Sicrano anda bem melhor que ele”.
Será que patrocínio é só manobra? Será que patrocínio é só vídeo e campeonato? É obvio que não! Ser patrocinado é representar em cima e fora da Bike uma empresa, que muito provavelmente não quer apenas competidores, e sim, acima de tudo, um ser humano, sem muitas firulas, sem atitude que menosprezam os demais praticantes do esporte, um esportista que represente bem o BMX em cima e fora da bicicleta, usando sempre que possível a educação e a simplicidade.
De fato, ninguém gosta de pessoas mal humoradas e esnobes, quando um atleta desse tipo é representante de uma determinada marca, o efeito para tal marca pode ser extremamente negativo, Eu mesmo jamais compro peças ou roupas que são assinadas por pilotos que não são do meu agrado.
Finalizando, quer um patrocínio? Seja muito bom no que faz, no entanto, como afirmei, não basta ser bom e está sempre entre os melhores, tem que ser um bom piloto e ser também um bom ser humano, sem tais qualidades sua vontade e necessidade de patrocínio pode se transformar numa frustação.
Para grande maioria o conselho que dou é que celebre cada vez mais o BMX, ande pra você, por você, com seus amigos e colegas, procurando sempre a evolução, trabalhe pra sustentar sua bike, e faça dela a sua parceira, a sua amante o seu refugio!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pernambuco na Rua!




Vai rolar na capital pernambucana (RECIFE), um evento diferenciado dos moldes tradicionais... Um campeonato de BMX Real Street, que não é bem Real Street. Organizado pelo pessoal do BMX LAMA, os rider vão enfrentar um pico de rua da Veneza brasileira e seus obstáculos naturais, ou seja REAL STREET, no entanto, no mesmo local vai ter alguns obstáculos da pista pública do Geraldo, muito provavelmente uma mesa e um spiner, ou seja, jamais será um evento REAL STREET.
No entanto, o que de fato importa é que é um evento para celebrar o BMX local, e também regional, e vai ter a participação de gente de todas as regiões circunvizinhas, o que de fato é bom pra animar esse Nordeste que anda morto... Enfim, vamos lá!


terça-feira, 19 de julho de 2011

Enfim...

É com muito orgulho que faço esse post semanal, afinal, o mesmo se trata de um vídeo do Rogério Rato. No entanto, esse não é um simples vídeo como tantos outros postados aqui em outrora, dessa vez o vídeo faz jus ao atleta, temos abaixo uma bela edição do Daniel Mendes, que muito provavelmente também é do Ceará, e que me deixou muito feliz e arrepiado por sua qualidade, que enfim conseguiu emplacar um vídeo que entra para os memoráveis do gênero no Brasil, obviamente tudo isso em minha opinião.... CONFIRA!

domingo, 10 de julho de 2011

Rogério Rato - CE

Na próxima vida darei um jeito de nascer com as mesmas habilidades que o Rogério Rato, rider cearense, da grande Fortaleza, que no vídeo abaixo, editado por ele mesmo, apresenta um rolé muito evoluído, muito moderninho, e que de fato nos deixa cheio de orgulho e ansiosos para o futuro Web Vídeo desse cabra da peste, visto que cada vídeo é uma novidade.
O cara tá treinando bastante, viajando bastante e dialogando um pouco mais, cada evento que vai sempre está com algo novo a ser executado, o que de fato explica o seu sucesso nos eventos do ramo aqui no Nordeste.
Pois é, na próxima vida quem sabe os Orixás são mais cuidadosos comigo, e me fazem o favor de me mandar ao mundo com as habilidades necessárias para chegar o nível desse rapaz...

domingo, 3 de julho de 2011

Parnamirin - Little Ramp





Enquanto os paulistas nesse final de semana curtem a Mega Rampa, um domingo antes eu fui curtir a “Little Ramp”, localizada na cidade de Parnamirim, Rio Grande do Norte, um campeonato organizado pelo exótico Joffman, que mobilizou alguns amigos, e entre esses estavam amigos da Paraíba, Ceará e amigos locais.
O dia em questão (19.06.2011) estava ensolarado, com um forte vento, com boas sombras e um convite ao mergulho no mar. No entanto, como de costume, ficamos em uma casa, nesse caso a casa do tatuador André (nome da loja), e jogamos papos e mais papos a respeito do mundo BMX, da ida do Caçote ao Sudeste, das novas peças da Inspiration BMX, e do novo corte de cabelo do Diego Kabelo, que deixou de ter a alcunha de Kabelo.
À tarde, depois de muita conversa jogada fora, teve início a jam que antecipou o evento, jam essa muito boa, com um esquente muito saudável do consagrado Marcelo Caçote e do então não conhecido por mim Nego, de Fortaleza, para não falar do Rogério Rato, que detonou em suas variações, e do Beto Selley, que infelizmente quebrou mais uma vez a bike, de fato uma pena. Ainda em termos de desfalques, o Diego ex-Kabelo participou da jam no seu estilo, jogando umas coisas aqui e ali, mas como sempre, também estava machucado: o que ele tem de grande (quase dois metros de altura) ele tem de “mazelas” físicas mal curadas. Vou levar ele para uma consulta com o babalorixá representante do Oxum Tatá Caveira.
Na hora do “vamos ver”, aqueles que compareceram ao evento presenciaram uma tarde de muitos acertos, quase um concerto musical envolvendo pedais, guidões, quadros e pedaleiras, uma tarde em que eu não esperava um nível tão legal, com destaque para a grande evolução do amador Cristiano, mais conhecido como Cris (4° Lugar), e para ótima apresentação do Binha (5° lugar) de João Pessoa, que também correu machucado, mas que representou bem nossa terra.
Quem estava 100% foi o Rogério Rato, que com muitos whips, alguns barspins e flairs conquistou o terceiro lugar, ficando atrás do seu conterrâneo, o Nego, que surpreendeu em uma volta com poucos erros. Acima de todos (de fato, isso já é quase uma regra), estava o Kaçote, o cara que vem ganhando tudo aqui no Nordeste nos últimos meses, e que mandou uma infinita e compassada variedade de manobras, com destaque para o flair switch.
Na finalização do dia, ainda rolou uma disputa para o maior aéreo, respeitando obviamente a estrutura física da Little Ramp, que teve como vencedor, mais uma vez, o Marcelo Kaçote, que conseguiu 1 metro e 80 centímetros de altura, ou seja, bem mais alto que ele, e um centímetro a mais que o segundo colocado, o Beto Selley.
Enfim, chegamos ao fim. É bom lembrar que o campeonato teve a narração do Wagner Lobão, do Ceará, que também apoiou com algumas peças o evento organizado por Joffman, e que o povo ficou hospedado na casa do André, e que no próximo ano estaremos lá novamente...