quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Os maiores destaques do BMX Nordeste em 2011

E mais um ano se passou e a partir daquilo construído no seu decorrer temos que comemorar, ou não, o que podemos afirmar é que tudo nessa vida vai virar passado, mas existe algo no passado que não é lembrado, como existe algo no passado que jamais deve ser esquecido.
2011 foi difícil para o esporte em sua coletividade, não devemos esquecer isso, mas muito bom em sua individualidade, devemos sempre que lembrar isso, ou seja, tudo vai entrar na história.
Os eventos podem resumir a dificuldade do nosso esporte, pois depois de um ano muito produtivo no que tange o ano de 2010, esse ano (2011) não foi muito bom, pois dois eventos anuais não foram realizados, o Coma Barro e o Recife Contest, ambos em Pernambuco, deixando o pessoal do litoral meio que órfãos daquelas estruturas, mas que em 2012, o ano do fim do mundo, promete voltar, ou seja, a história desses dois eventos não chegaram ao fim.
Mas se no litoral foi dessa forma, ou seja, poucos eventos e viagens, no sertão foi diferente, ao menos no sertão do Ceará. “Nas bandas de lá” ocorreu o I° Radical City (que nome estranho), um grande evento com uma ótima premiação em dinheiro, a maior desse ano em nossa região, mas que devido a longitude do local, não teve a presença em massa dos riders nordestinos, nem mesmo uma boa divulgação, fato que não tem nada haver com a distancia, é logico. Até hoje não sei quem ganhou esse evento que teve duas edições!!!
Ainda sobre os eventos, no inicio do ano, em fevereiro, tivemos A Batalha do Concreto #3, realizado aqui mesmo em João Pessoa, na famosa pista Skate Plaza. Esse evento, que contou com representantes de 7 estados foi realizado pelo coletivo de pilotos do Varadouro Underground, e teve como principal representação o Street Parque, com pintadas de real street devido o modelo da pista. Em Parnamirim (RN) tivemos o “Desafio de Mini-Ramp”, que teve a presença dos pilotos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, e ainda no Rio Grande do Norte, rolou o Natal Bike Games, campeonato de Dirt Jumpping que tem tudo pra se firmar como o mais interessante do Nordeste. Finalizando os eventos desse ano, como tradição, o Kamikaze #12 parece ter sido muito bom, afinal é realizado tal campeonato em um dos principais polos do BMX do Brasil, sendo assim não poderia ser diferente, apesar da infraestrutura do local não ser das melhores.
Mas nem tudo é coletivo, principalmente quando falamos de um esporte individual, que sempre evolui a partir do esforço pessoal, e nesse ano tivemos uma grande produção na questão individual. Nesse sentido, não fiz este ano a lista para votação com os melhores destaques dos Riders Nordestinos, uma votação nem sempre expressa o que é certo, a maior prova disso são os representantes políticos dessa nação, diante disso, seguindo o meu conhecimento, e tudo aquilo que merece entrar para história coletiva do esporte nesse ano, segue abaixo a lista dos maiores destaques da região em 2011.
O principal peso para entrar nessa lista foi o grau de “Overalidade” do piloto, ou seja, sua versatilidade sobre a bike e as modalidades que este se arrisca. Mas também pesou a presença nos demais estados. Ou seja, aqueles que viajaram para participarem de campeonatos e JAMS em estados que não é originário, no mínimo, cada atleta abaixo, viajou para três estados nesse ano de 2011.

ROGÉRIO RIBEIRO RATO


Esse com certeza vai se transformar no atleta mais completo e competitivo do nordeste. O que marca, em minha opinião, o crescimento do nível desse cara é que quem mais acredita em sua evolução, primordialmente, é ele.
Foi ele que economizou ao longo do ano para viajar por quase toda nossa região. Foi ele que “juntou” o dinheiro e trapos e foi fazer seu intercâmbio com os sulistas, tanto com os cariocas, como os sulistas de São Paulo, portanto foi ele o fator principal de sua evolução, que tem nosso reconhecimento como o maior destaque do BMX nordestino do ano de 2011. É importante ressaltar que não só nosso reconhecimento, mas o reconhecimento de praticamente todos os riders desse território nortista.
Os vídeos e as fotos do Rogério rato são do domínio de Daniel Mendes, artista local de Fortaleza.




MARCELO MOUZANIER - O KAÇOTE




Esse não é dono do melhor estilo sobre a bike. No entanto, é dono do melhor desempenho sobre uma Aro 20 dos últimos anos. Natural do Rio Grande do Norte, morando na Zona Norte, o Kaçote é um fenômeno pelo fato de morar em uma região que é desprovida de pistas de Cimento, uma das suas especialidades, juntamente com o Dirt.
Marcelo Mouzainer também representou nossa região no PRO RAD – Evento realizado pela TV Globo São Paulo – e apesar de não ganhar, o que de fato já era esperado, teve uma ótima classificação, ficando em sétimo no half pipe, e em nono no “bike-parque”. Com 25 anos de idade, o Kaçote esteve em praticamente em todos os pódios dos principais eventos do ano corrente, o que de fato explica sua presença inquestionável na lista.



TIAGO POP



Esse foi um ano irregular para BMX pernambucano. Apenas um evento – o BMX LAMA – marcou o calendário do esporte no estado, os principais pilotos estavam machucados, e o Lonzinho, principal empresário local se afastou um pouco das viagens aos demais estados circunvizinhos, o que de fato fez sentir a evolução e revolução do BMX dos chauvinistas de Pernambuco.
No entanto, sem nostalgia, existe um cara que é merecedor de estar nessa lista, o Tiago Pop. Piloto do dirt, o Afrodescendente pernambucano se joga em vários estilos, pra ele tanto faz, como tanto fez, andar nos picos de terra, cimento ou de obstáculos naturais (rua), para ele, o que importar é andar.
É bom lembrar que o cara sempre tá bem acompanhado, seja andando e viajando com o Lonzinho, seja com o Cristian Hell ou o Alexandre Loquilo. Apesar de não entrar em nenhum pódio importante nesse ano, O Tiago Pop está aqui não para saudar Pernambuco nessa lista, mas pelo seu estilo Free e caráter sobre a bike.



BINHA



O Binha não perdeu nenhum campeonato local aqui em João Pessoa esse ano, mas também não levou o Batalha do Concreto como o ano passado. O Binha não anda muito bem na terra, o que de fato limita um pouco seu rolé, mas com toda certeza, e sem localismo nenhum, é um dos melhores pilotos do Nordeste.
Em suas pistas de treino, ou seja, na pista da Lagoa e na pista do Plaza – ambas aqui na Paraíba – o Binha se mostra hoje um cara quase que completo, sabendo aproveitar todos os obstáculos. Em minha opinião, o que separa ele dos demais riders do nordeste, é que ele é muito bom no street parque, mas também é muito bom na rua.
Infelizmente o vídeo que está a ser construído do cara ainda não foi finalizado, e o que temos a postar hoje é um vídeo antigo, de quase um ano, ou seja, desatualizado. Mesmo desatualizado, e sendo assim alvo talvez de questionamentos, o vídeo do Fábio é muito bom, gravado apenas em uma hora por minha pessoa, e divulgado por esse site.



BETO SELLEY


Sempre deixei claro a admiração que nós desse blog temos com esse acima. Com toda certeza deve ter mais de meia dúzia de caras que tem um nível de rolé melhor que o dele. No entanto, esse não estar aqui na lista apenas por seu rolé, que vale salientar é de ótima qualidade, esse adentrou nessa lista também pelo seu caráter e simplicidade, além de persistência, visto que o mesmo anda com um equipamento (bike) que jamais está compatível a sua realidade e nível.
O Beto Selley também incorporou nesse final de ano algo muito positivo, o estilo FREE, liberdade total. O mesmo confidenciou para amigos daqui da Paraíba que estar se aposentando dos campeonatos, que vai apenas participar daqueles eventos que tem características mais “For Fun”, libertando portanto da promiscuidade competitiva que infelizmente é uma das marcas do nosso esporte.





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VBU Entrevista


Sempre tive o projeto de fazer um blog que fosse responsável por uma melhor apresentação do BMX aqui no Nordeste, que o amante do esporte tivesse acesso não só a vídeos e fotos, mas a um texto legal, bem apresentado, com humor e, principalmente, sem preconceitos. Pois bem, esse espaço foi construído e reconhecido, e ao longo curto da nossa história já entramos em pauta em vários sites nacionais como referencia.
Chegou à hora de darmos um passo a frente... Chegou a hora de partimos não mais apenas para entrevistas escritas, como o caso de outrora. Chegou a hora de mostrarmos nossa cara, nosso sotaque, nossa voz. Inauguramos a partir dessa postagem uma série de entrevistas com pilotos do Nordeste que faremos ao longo de 2012, sendo uma parceria do signatário desse blog, Solano Alves, mais a filmagem e edição do Zé Darlan.
Nossa estreia é com dois caras que admiro não só como pilotos, mas como amigos. Infelizmente, devido ao nervosismo, a entrevista saiu repleta de palavrões, e o áudio não nos favoreceu. No entanto, foi a primeira, e como todos sabemos, a primeira é sempre uma coisa estranha!



Signatário do Blog - Solano Alves



Mesmo depois de velho e gordo, continuou dando um rolé no tempo ocioso, neste caso no começo da manhã, logo cedo. Esse rolé aí foi na pista do Parque Plínio Lemos, na cidade de Campina Grande, interior da Paraíba, uma pista legal, mas que não foi muito bem utilizada no video pelas minhas limitações, fazia quase dois meses que não andava na minha bike, e pouco andei em todo decorrer do ano, de toda forma, foi massa dar um rolé sozinho, gravar sozinho e editar sozinho. Abaixo temos um simples rolé, sem Back Flips, Flairs, Bar Spin... Só um rolé administrado por minhas limitações, mas que mostra toda a essencia do BMX, um rolé de quem ama o esporte!