quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guarabira BMX








Guarabira é uma cidade pequena do interior da Paraíba que se transformou aos poucos em um pólo de BMX no estado. Para tal, os caras já contam com uma pequena pista de madeira, uma “Mini- Ramp” mal feita, e um numero legal de praticantes e simpatizantes do esporte. No entanto, como em todo lugar contam com dificuldades, neste caso, dificuldades políticas.
Os vereadores daquela cidade de alguma forma conseguiram fazer um projeto de Lei Municipal a qual proibia aos praticantes de BMX praticarem seu esporte em áreas públicas da cidade, tais como praças, inviabilizando a evolução do esporte na cidade e a prática esportiva que é de direito de cada cidadão brasileiro.
Felizmente os pilotos guarabirenses deixaram suas indiferenças de lado e juntos com Skatistas e Roqueiros fizeram algumas manifestações públicas a procura de sanar seus problemas, ao mesmo tempo em que pediram em uma outra manifestação, dessa vez na Câmera de Vereadores daquela cidade, a construção de uma pista para a pratica do esporte.
Ainda não se sabe se a manifestação vai surtir efeito, no entanto, os caras já estão de parabéns por não terem se acomodados, e de juntos terem feito seu papel de não conformismo.


Vida longa ao BMX de Guarabira

Abaixo segue um vídeo dos caras, muito mal editado e filmado, mas que mostra como o BMX lá anda em evolução. Preste atenção aos 2 minutos do vídeo, "uma varada" do Fernando Pelé que foi fodástica!


segunda-feira, 1 de abril de 2013

BMX Forever?

Nossos sonhos não são realidades, por isso os denominamos de sonhos. Se verificarmos o quanto é importante a determinação, treinos e até o DOM de pilotos profissionais, iríamos perceber que tem algo de errado com muita gente. E esse algo de errado é a determinação em palavras que temos ao nosso esporte, e a falta de determinação em estudo que temos com nossa vida.
É com muito freqüência que leio nas redes sociais a não preocupação dos caras que praticam BMX com o mundo escolar, com o mundo da libertação. E o pior que a grande maioria que não tem preocupação nenhuma com este mundo são os mais pobres, sendo assim, os que mais irão sofrer ou continuar a ser privado de algo futuramente.
Andar de BMX e ter um ótimo nível é uma coisa invejável, e para poucos. No entanto, não fiquem atrelados na frase: “BMX Forever” (BMX pra sempre), que esta não irá funcionar. Ao longo da minha trajetória com esporte pude ver que sempre os que dedicavam mais horas ao esporte são hoje os que têm os piores empregos, ou que continuam desempregados e passando por necessidade, tendo que inclusive que largar o esporte.
Por outro lado, aqueles que eram bons, e que por algum motivo conseguiram disciplinar bem o tempo em andar de BMX e se dedicar a algo do intelecto, são os que vivem melhor no presente, ou que viverão melhor no futuro, e que por ser assim, ainda podem desfrutar do esporte por muito tempo, sempre com uma boa bike, sempre também com dinheiro no bolso para viajar e conhecer novos picos.
Precisamos de boas referências, não só em manobras, mas em exemplos de vida. Foi nesse sentido que faço essa pequena lista de pessoas, que para mim não são apenas referência no esporte, mas também referência de profissionais bem sucedidos na vida.

CRISTIAN HELLY



Rider pernambucano de alto nível, Bob como também é conhecido, tem no seu curriculun esportista o primeiro, ou um dos primeiros, a efetuarem um flair com precisão e maestria, sendo ainda hoje um dos melhores pilotos de Pernambuco.
Na vida intelectual e profissional Cristian se formou em Engenharia Civil, e hoje se consagra fazendo projetos importantes não só para grandes empreiteiras lucrarem, mas para o bem da nação BMX. Um dos seus primeiros projetos foi a pista pública da cidade Cabo do Santo Agostinho, litoral do estado.
Atualmente além de trabalhar em outros projetos (obviamente), desenha novas linhas para uma suposta pista, igualmente pública, que poderá ser construída na área externa do ginásio esportista O Geraldão em seu estado.




MARCELO RODRIGUES



Este acima talvez não seja uma referência no mundo escolar, no entanto é um sucesso no mundo das artes gráficas, sendo assim, uma possível referência para nosso esporte. Conhecido por ter um rolé agressivo e bastante técnico quando o assunto é Real Street, ao mesmo tempo em que é um ativista do esporte, Marcelo também chama atenção por ter uma criatividade fora do normal em questões de edições de vídeos e imagens, sendo inclusive empresário da área, com um futuro bastante promissor.
Atualmente comprou sua primeira maquina de ploter, e com ela vislumbra a possibilidade de ter além de seu próprio horário de trabalho, a sua própria empresa, ter também uma melhor situação financeira em um futuro bastante próximo.



RENATO TAVARES



Este acima talvez seja um dos pilotos do Ceará com mais vídeos e edições assinadas na WEB. Rueiro como poucos, Renato Tavares faz parte de um grupo seleto de pilotos que não fazem feio aonde chegam, tanto na questão de manobras quanto na questão de identidade, sendo bastante admirado inclusive aqui em João Pessoa, capital da Paraíba. Poderíamos dizer que uma das especialidades do cara está em deslizar de toda e qualquer forma, mas como o texto faz referência ao mundo intelectual, direi que este é especialista em cálculos e matrizes.
Formado em matemática pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Prof. Tavares é pago para fazer cursos de capacitação de professores e gestores da área de educação básica em sua terra. Vislumbrando futuramente um mestrado, podemos afirmar que o cara tem futuro no mundo, talvez como educador no Ensino Médio Público, como é meu caso, ou como Professor de algum curso superior, como deve ser seu objetivo.



Finalizando

É importante sim que todos tenham um sonho de ser um grande piloto patrocinado por alguma grande empresa e que tenha a oportunidade de viajar todo o mundo vivendo do esporte. No entanto, isso é muito difícil de acontecer, não só no Brasil, mas no mundo. É um absurdo e uma ignorância pensar que isso poderá ser realizado com facilidade. Para fugir da dura realidade, deixo um conselho que é muito importante: Estude muito, pois o que vai fazer sua vida continuar a ser boa, ou ser boa de verdade, é um futuro em que você possa estar com um emprego que lhe garanta um bom dia a dia, não lhe privando inclusive de ter uma boa bicicleta para dar continuidade ao seu presente tempo. Aí sim, você poderá falar: "BMX FOREVER!!!”


E lembre-se: Os melhores sonhos são aqueles que sonhamos acordados!