terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013



O fim sempre é um recomeço e é nesse sentido que anuncio, ao menos que temporariamente, as atividades FIM desse blog. Os fatores que acarretaram essa decisão estão ligados a falta de tempo relacionado com esporte e também a falta de um equipamento fotográfico que sane minhas necessidades bloqueiras. Talvez alguém já tenha notado que as postagens não são tão freqüentes e que sendo assim só estou comunicando algo que era inevitável.
O blog teve sua primeira postagem no mês de julho de 2008 e encerra sua trajetória com a consciência de dever comprido, pois sempre acreditou que além de fotografias e postagem de vídeos é muito importante um bom texto crítico e engraçado, e agradece profundamente todos aqueles que compartilharam ou divulgaram de alguma forma o material exposto aqui pelo signatário desse blog, neste caso, o Solano Alves, rider Old School da Paraíba. Agradecemos ao Rogério Cego da Butecos Bikes por ser o primeiro leitor e divulgador do espaço, aos caras de Nova Friburgo e BMX Pride (Wilson e o Cabeludo) por toda força fora do normal, ao Drac pelas compartilhadas, ao BMX20.com pelas divulgações e ao Maurício e ClickBMX, que de forma bastante cordial divulgou nossas matérias relacionadas ao BMX Nordestino e ao pessoal da Revista Bicicleta que pôs para rodar Brasil afora uma matéria aqui desse espaço nordestino... Vamos lá!

Na moral, fazia tempos que não tínhamos um ano tão interessante e rico em contatos como 2013. Fui massa ver pessoalmente o Filipe Manerim do Ceará em terras paraibanas, logo depois de vim de uma estadia no Rio Grande do Norte. Foi “arretado” vê o Beto Selley e o Julio César Popô pegarem um vôo e ir para São Paulo conhecerem o Time da Rock BMX, o qual, inclusive os dois fazem parte. Irado ver que o Renato Tavares viajou pra caralho e junto com o Edineu Nego e Rogério Rato bateram a porta de vários lugares.Foi uma viajem (literalmente) para o Renan de Sergipe ir para Fortaleza, depois João Pessoa, e logo depois, São Paulo. Foi massa ver que meses depois o Tiago Pop pode dar mais um rolé com os pernambucanos lá na terra da Garoa (São Paulo), e mais massa ainda foi vê, mesmo que apenas por dois dias, o grande Marcelo kaçote aqui em nossas terras... 2013 deixou saudades.
Uma marca de 2013 foi seu ciclo de consolidações. Aqueles eventos médios e grandes dos anos passados continuaram a ter força no ano de 2013. A exemplo o Street no Caixote – Fortaleza, Ceará – que se mostra cada vez mais organizado e prestigiado e o Batalha do Concreto – João Pessoa, Paraíba – ainda o maior evento da região. No entanto outros campeonatos, Jan Session e encontros de BMX somaram positivamente, como os eventos de Dirt no Areião – Maceió, Alagoas – um lugar fantástico construído com a força da galera e os roles, churrascos e confraternizações no pico pernambucano de Munjope, um lugar monstruoso, com rampas dignas do pessoal da LZ Bikes... Para finalizar o ano ainda teve a 14° edição de um dos campeonatos mais tradicionais do Brasil: O Kamikaze – em Fortaleza.
2013 foi lindo! Vê o Julio César ficar em segundo lugar no Correria da Praça foi gratificante... Ter o Marcelo Kaçote na quarta posição do Jump Festival foi quase que um orgasmo... Saber que em Natal com a força do Beto Selley e pilotos locais existe um novo pico foi de encher os olhos de lágrimas... Ter na Paraíba um super encontro do litoral ao sertão com o pessoal da porrada das edições e manobras na rua foi FODA... E é isso que me fez me apaixonar e reapaixonar por esse esporte e seu modelo de vida, sabendo que nem tudo é campeonato, mas que além das manobras e picos existe muito coleguismo e amizade entre os envolvidos, uma irmandade não invisível e um amor comum por um objeto simples chamado bicicleta, que as vezes parece realmente ter vida própria.
Que venha 2014 e que seja assim... Muitas viagens, picos, bebedeiras, apoios de marcas, pilotos do Sudeste no Nordeste e vice-versa. Rumamos frente ao futuro, mas nunca devemos esquecer o passado... Viva o BMX!

Os dois vídeos abaixo sintetizam muito bem 2013...





Os maiores destaques do ano

Julio César Popô


Se para o “escritor” desse blog o principal atleta de BMX da primeira década do século XXI foi o pernambucano Elon Bezerra, conhecido nacionalmente como Lonzinho – LZ, na segunda década desse curto século o rider cearense Júlio César Popô tem sido, igualmente como o Lonzinho, fundamental, mas com características diferenciadas.
Lonzinho foi fundamental para a integração e evolução do Dirt, Popô não é muito fã do Dirt, apesar de dar seus vôos, no entanto é de extrema importância para a evolução do Real Street. Agora patrocinado, Julio tem se mostrado um piloto excepcional e moderno, dono de um rolé digno e com uma evolução individual sem tamanho, mesmo com vídeos caseiros e simples o cara consegue sintetizar tudo aquilo que fez dele um dos maiores do Brasil e que tudo indica o maior piloto nordestino, obviamente que em termo de manobras, desta década de 10., sendo o principal destaque do ano 2013.

Felipe Harrison

Outro que chamou atenção onde passou, repetindo seu belíssimo ano de 2012, foi o Felipe Harrisson, nacionalmente conhecido como Manerin o moleque que é porrada faz parte do time Origem Bike, o time amador mais profissional e promissor do Brasil, que conta com ele (Manerin) e o inacreditável Jonathan Schweigert, que para mim é uma das jóias raras do BMX nacional. Viajando bastante no ano de 2013, Felipe tem conseguido uma boa evolução, mas que infelizmente não foi resumido com um belo vídeo como seus dois primeiros trabalhos anteriores a 2013 e que “chocaram” o Brasil.
Em termos de viagens, o menino viajou em 2013 para Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo, fato muito importante para sua evolução. Além disso, no derradeiro ano mostrou ser um cara versátil, pois muitos pensavam que sua fortaleza estava no “Parque”, no entanto, com o Kamikaze todos ficaram a saber a força dele no barro... seu 720° BarSpin foi foda!


Beto Selley


2013 foi cheio de altos e baixos para esse cara, no entanto, seus altos superam seus momentos baixos. Natural de uma cena que outrora foi rica, mas que de 2012/2013 passou a declinar, Betinho fez das tripas corações para reverter tal quadro. Além de representar muito bem o time da Rock BMX o cara trabalhou para “fazer” novos pilotos no RN. Desse trabalho surgiram pilotos como o Wagner Bolaxa... Desse trabalho surgiu um novo pico para o BMX potiguar.
Além da correria habitual em seu estado, Betinho mais uma vez teve um ano corrido passando por vários estados nordestino, além de ir pela primeira vez a São Paulo conhecer o time que representa e a cena mais rica de BMX no Brasil e mesmo ficando velho e feio ta com um rolé de meter medo... Parabéns!



Marcelo Rodrigues


Pra mim um piloto completo. E o que fundamenta meu posicionamento não é o fato de ser meu conterrâneo, mas sim um ativista do esporte. O BMX vai além das manobras, vai além das bikes e camisetas. BMX é um estilo de vida... E esse cara tem esse estilo. Trabalhando no setor de publicidade, o BMX nordestino ganhou muito com seu trabalho ao longo do ano. O vídeo abaixo fundamenta minha opinião, o Batalha do Concreto – hoje o maior campeonato do Nordeste – vai de encontro a isso e o lançamento do novo “longa” metragem do Jampa BMX exemplifica sua correria, ambos trabalhos tiveram sua organização. Piloto de Real Street, Marcelo Rodrigues merece todo o reconhecimento pelo seu trabalho e rolé... Que tudo tenha continuidade em 2014.



Revelações do ano



Como maiores revelações desse ano que acabou temos com toda certeza dois cabras da peste: o sergipano Renan Nascimento e o paraibano Ivanildo Pai Velho. Renan já é mais experiente, viajou muito em 2013 e com toda certeza já tem um rolé afiado na questão real street, principal foco dessa lista. Já o Pai Velho é um cara sem muito experiência, mas que com um vídeo bem sintetizado pode mostra para o Brasil o potencial do seu rolé, sendo um dos melhores vídeos do ano. Ainda poderíamos citar alguns outros pilotos que chamaram a atenção esse ano, mas por falta de imagens preferimos não especular.

http://vimeo.com/75873516



... É isso! Que em 2014 o BMX no Nordeste do Brasil continue a crescer e manter seu respeito frente ao resto desse país que é continental. Que em 2014 o pessoal do BMX foque bem seus projetos e consigam realizar com responsabilidade e vitalidade seus sonhos em cima da BIKE. Ficaremos na espectativa de um dia voltar a participar na cena de forma jornalística, no entanto, como afirmamos a priori, tudo caminha para o fim... e não teria um fim melhor do que o ano de 2013... Obrigados a todos!

Abaixo uma fotografia do signatário em ação.