sábado, 31 de julho de 2010

Ligerin - Fortaleza



Um dos caras que melhor representa o BMX aqui no Nordeste com toda certeza é o Ligerin, rider cearense, que mora na região da Messejana, morada de muitos pilotos do Ceará. Ligerin, praticante do “real street”, sempre está a postar vídeos novos, resumindo o seu rolé e do povo que anda com ele.
A iniciativa de fazer vídeos próprios é muito importante para uma maior integração do nosso BMX, pois só assim sabemos o nível que está o esporte em uma determinada região, conhecendo virtualmente também picos e pistas, o que pode facilitar a vida de alguns outros pilotos que por ventura podem ir nessas cidades.
O vídeo abaixo é na orla de Fortaleza, na praia de Iracema, ao lado de uma pista bastante antiga, a qual inclusive já andei no ano 2009, quando também conheci Messejana e o Ligerin.


sábado, 24 de julho de 2010

Seção Nostalgia

O tempo passa, os dias marcantes ficam, pessoas desistem, e logo outras pessoas entram no esporte. Tem sido assim durante vários anos em que estive presente na cena do BMX paraibano, e posso afirmar que é isso que acontece em várias outras cenas.
O BMX está passando por um período ímpar, com uma evolução constante, e com uma visibilidade de dar inveja a qualquer outro momento. E o bom dessa fase é que mesmo com uma boa visibilidade o BMX continuou a ser um esporte essencialmente underground, que apesar de ter seus modistas, continua com a maioria dos seus “esportistas” fieis e apaixonados pelo que fazem.
Porém, tivemos perdas, muitas perdas! Apesar de o numero de praticantes do esporte ter crescido aqui na Paraíba, muitos riders se distanciaram do mundo BMX, adentrando em outro mundo, construindo uma nova história. Muitos desses haviam chegado a um nível que talvez os “caras” de hoje ainda não chegaram, e tinham uma personalidade em cima da Bike que muitos não terão!
É em nome desses que postarei algumas fotos perdidas do acervo fotográfico do Old School Zé Darlan, poucas fotos mesmo, mas que são de um povo da década de 1990 que conseguiram elevar seu nível e transformar a forma de andar por aqui em nossa cidade. Entre esses, Helton Luck Wü (Bike Verde), Daniel Coruja (Dirt), Chinês (Wall Ride) e Lito (O coroa).











quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desista "véi"!!!




Bem, tenho muita coisa contra a alguns skatistas, porém tenho algo a favor de alguns outros, no caso, a minoria! Os caras são folgados, querem mandar em todas as pistas, se acham a maior simbolização do esporte underground, embora seja o skate o esporte mais modista do momento. Porém, não podemos generalizar, como disse anteriormente existe um minoria do Skate que além de andar muito bem, tem a moral de ser bem comunicativo e respeitar os demais esportes.
Esse vídeo é dedicado aos milhares de Skatistas que se enquadram no perfil desse vídeo, porém temos também vários BMX riders que estão nessa mesma situação, então é com bastante humor que postamos esse vídeo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Compre Certo!!!



É essencial para uma cidade ter uma boa loja de peças, porém aqui na Paraíba as lojas existentes, salve “Túlio Bicicletas”, não merecem de fato a compra de nenhum BMX local, pois tais lojas além de não terem um bom estoque de peças, exploram financeiramente ao máximo os preços, ao mesmo tempo que não dão um único centavo para qualquer evento do esporte aqui, como é o caso da loja “Enduro Bicicletas”.
Mas se o mercado local não supri a necessidade básica de atender dignamente os consumidores, tais consumidores devem procurar outros meios de manter sua BIKE, e para isso deve se ter um certo cuidado, visto que a compra pela internet é sim segura, mas que nem todos os vendedores são responsáveis.
Existe casos bastantes comuns de riders pessoenses que compraram peças novas e usadas que vieram danificadas. Por exemplo, comprei pedivela e quadro de alguns vendedores cearenses, o quadro e o pedivela vieram com soldas que não eram originais, ou seja, fui lesado!!! A mesma falta de respeito com nos consumidores é feita por algumas lojas do sudeste, que chegaram a enviar para um colega do esporte aqui em João Pessoa um pedivela com braços de marcas diferentes.
De fato isso acontece, por isso é sempre bom comprar com alguém responsável e que tenha uma ótima credibilidade frente aos consumidores. Para aqueles que compram via internet daqui da Paraíba os melhores destinos são lojas de São Paulo, Drac BMX no caso, e no Rio de Janeiro Pride BMX.
Entre as duas temos uma liderança com a Pride BMX, que pertence ao piloto Wilson, de Nova Friburgo. Muitas bicicletas dos pilotos de cá foram montadas a partir do dialogo e compra direta com ele. A última aquisição foi do Old School Zé Darlan, que alem de piloto é fotografo.
Zé Darlan comprou um dos melhores produtos da atualidade, isso tudo com segurança e pontualidade, uma Sunday – Funday, a bike do momento. A bike é “quase” o modelo completo do piloto Aaron Ross, e não só marca por sua qualidade e falta de peso, mas também por ter um visual bastante diferenciado, parecido até com aqueles ridículos que tocam um besteirol de três acordes, a banda Restart.
Finalizando, se for comprar peças pela internet dê uma pesquisada no curriculun do vendedor, note se esse é bem intencionando e se tem caráter. E mais, a concorrência entre essa lojas é muito grande, portanto cabe a eles, os lojistas, darem descontos para nós consumidores.

sábado, 10 de julho de 2010

Resistência Flat Land






Nesses últimos tempos o Flat Land tem sido levado muito a sério em todo mundo e aqui no Brasil, porém mesmo com uma evolução estilo “Digimon” essa modalidade perdeu muito espaço aqui na Paraíba.
De fato, a Paraíba já viveu períodos mais decadentes que esses na década de 1990, mesmo assim a situação atual é quase preocupante. Não temos um ciclo de renovação, e sendo assim o esporte não tem cara novas, o que dificulta uma maior evolução dos riders atuais.
Mas se não temos muitas caras novas, temos boas caras antigas. Rostos antigos que elevaram o nível do esporte e que desenvolveram pessoalmente através do Flat Land. Esses, como é o caso do Márcio “Cg”, construíram ainda com o esporte uma história de amor inseparável, na qual, não dar pra imaginar esse cara sem ser ao lado de uma bike.
Nessas ultimas duas semanas o Flat paraibano recebeu uma dose de animo com a chegada do rider paraibano/carioca Marcos Gonzavez, que venho passar parte de suas férias na sua cidade natal, Pirpirituba (interior da Paraíba), e que por ventura organizou um encontrão com os dois maiores núcleos da modalidade aqui no estado: Campina Grande e João Pessoa.
Em Campina participaram alguns pilotos locais e de regiões adjacentes, entre eles o maior Flat Land da história paraibana, Marcio “CG”, e o rider pessoense que tem mostrado uma evolução fora do normal, Ronny Monkey. Aqui em João Pessoa o encontro rolou meio que nas coxas, com pouquíssimos pilotos, mas parecia uma sessão de nostalgia, relembrando alguns anos passados. Participaram desse rolé aqui em João Pessoa o Marquinhos, Will, Santo, Bruno Molero, e é claro Marcos Gonçalves.
É isso, não vamos deixar o “Ballet” do BMX arte morrer em nosso estado, um salve a todos que participaram desses dois rolés, e que esses que participaram não deixem o Flat de lado, pois o esporte e a nova geração precisam de vocês... Falou!!!









Abaixo um vídeo antigo de um dos caras daqui de João Pessoa que começou a praticar o esporte no final de década de 1990, e que hoje infelizmente não anda mais, Tiaguinho Flat Land.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Beto - Natal BMX Street




É uma merda está sem câmera, pois fico sem material pra pôr aqui no Blog, e por ventura termina o mesmo sem novidades daqui da Paraíba. Mas, esse Blog não diz respeito apenas a Paraíba, diz respeito também aos estados vizinhos e não vizinhos do Nordeste, sendo assim é um Blog sobre o BMX Regional.
Graças a esse regionalismo tenho um ótimo material para essa semana, um Web Vídeo enviado pelo Beto "Selley", lá do Rio Grande do Norte. Quem mora aqui no Nordeste sabe que o Rio Grande do Norte é FODA, tem pilotos como Kabelo e Caçote que sempre estão bem classificados nos campeonatos a fora, e que apesar de não ter nenhum bom parque os caras sempre estão a evoluir.
Para concluir convido a todos a assistir esse vídeo, muito bem editado e com ótimas imagens, e que pode muito bem resumir tudo o que Eu escrevi acima.