domingo, 19 de setembro de 2010

Se o BMX é arte o Skate também é!!!




Eu não gosto muito da frase dessa postagem, na verdade não acredito, ou não considero, nem um pouco que o BMX seja arte, pra mim está bem longe disso, bem longe mesmo. De fato, é muito comum alguns praticantes de outras modalidades esportivas também proferirem o desejo de seu esporte ser apontado como algo artístico, por exemplo, o próprio Skate, ou mesmo o futebol.
Realmente não sei o porquê desse fetiche em transformar um determinado esporte em arte. Só sei que esporte não é arte, arte é arte, seja lá o que isso queira dizer! Arte normalmente não é fielmente reproduzida em diversas localidades, no caso, o que leva alguns atletas a perfeição, e por ventura a comparação com a arte ou com um artista, é o fato da repetição.
Sem a repetição exaustiva nenhum atleta chega a perfeição, portanto o que vai ser essencial para se transformar em um rider completo é a dedicação de cada um. Dedicação, repetição, dedicação e repetição. A união desses fatores é com toda certeza que forma um Garrett Reynolds ou um Matthias Dandois da vida, portanto a arte não tem nada haver com isso?
Se considerarmos o cinema como a sétima arte realmente podemos considerar que sim. O que motiva em muitos casos aclamar o BMX como arte, ou qualquer outro esporte, é o peso da mídia ou a visão daqueles que fazem a captura das imagens e a edição. Portanto a intervenção artística do “cinema” pode transformar um determinado vídeo de BMX em arte, mas nunca o atleta em artista.
Para simplificar tudo aquilo que escrevi acima, assista esse vídeo. Nele podemos conferir a arte da captura das imagens, o que de fato poderia transformar qualquer um que fosse filmado por alguma equipe competente em artista, até Eu que de fato não sou nada bom!

7D 1000 fps from Oton Bačar on Vimeo.

Nenhum comentário: