terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O BMX nacional não é muito nacional!




Nos últimos dias estive a fazer uma pesquisa na Internet sobre o BMX nacional, e pode constatar que tal não existe ou não se mostra como integrado entre as regiões, pois as revistas e outros formadores de opiniões sempre destacam o eixo sulista como força total do BMX nacional, esquecendo e marginalizando áreas menos abastadas do nosso país, notadamente, como sempre, o Norte/Nordeste.
Sou um dos filhos de 1817, não sou nacionalista, sempre procuro ser mais regionalista, e na defesa da nossa região escrevo esse texto, não como um desabafo, mas como uma critica direta para aqueles que escrevem sobre o BMX nacional.
O Norte e o Nordeste do nosso país é incomparavelmente diferente das outras regiões brasileiras, não apenas pelo abismo econômico construído durante vários anos da história, mas também pela cultura que aqui se formou e solidificou. A nossa fala é diferente, sem preconceitos lingüísticos, nós vestimos diferentes e pensamos diferentes.
No entanto, quando o assunto é relacionado ao BMX, podemos notar que o tal abismo escrito anteriormente não existe, pois somos bem servidos de pilotos de alto nível, tanto no Norte, quanto no Nordeste, tanto no Dirt, quanto no Street, flat, bicicross.
A prova de tal concepção pode ser notada nos campeonatos realizados neste ano. Pilotos e organizadores como Primo (Pará), família LZ (Pernambuco), Família Kamikaze (Ceará), BMXtreme (Rio Grande do Norte), Jampa BMX (Paraíba), Butecos e Messejana (Ceará) e outros demonstram que o BMX nessas regiões não só estão crescendo, mas também já se equipararam com os riders do “Império Nacional”.

Portanto essa idéia de marginalização nacional é uma idéia descabivel, e só nutre o discurso errôneo e darwinista dos sulistas. Temos poucas pistas, poucos patrocínios e acesso dificultado a algumas peças e acessórios. Porém isso nunca foi motivo pra frear definitivamente o BMX.
Evoluímos sempre, e continuaremos a evoluir! O que com toda certeza não vai evoluir é o pensamento separatista daqueles que não conhecem, nem procuram conhecer, o BMX do Norte/Nordeste, e portanto o BMX nacional.

9 comentários:

Rasta disse...

Esse texto se refere a lista dos melhores de 2008 - Dark Side?

Rasta disse...

Ai rapaziada, da uma olhada nos links abaixo, e veja artigos publicados no Subsolo e no Dark Side sobre a cena do nordeste brasileiro. E sobre a lista de 2008, é um lance pra ser engraçado, e esse ano, o nordeste encabeçou a cena de rua... Só ver.

Eu "Renato - Dark Side e Subsolo" tenho uma meta para 2009. Conhecer a quebrada do Cego pra fazer um vento com a rapaziada local. Tamo junto!

Subsolo

http://subsolobmx.com/?p=497

http://subsolobmx.com/?p=583

http://subsolobmx.com/?p=118

http://subsolobmx.com/?p=318

Dark Side

http://www.darksidebmx.com/noticias/?p=269

Os melhores de 2008 - Dark Side

Rua

Zé Pedro Mineiro/MG
Rogério Cego/CE
Nailson/CE
Ligeirinho/CE
Thiago Barbosa/AL
Tubarão/CE
Kurt/SP
Ibiraman/SP
Rodrigo Taki/PR
Airton Juninho/SP

solano_alves disse...

É..meu medo maior era esse Rasta... por isso não endereçei crítica direta a nenhum site...

MEsmo assim acredito na falta de integração e de um suporto imperialismo sulista no que tange a questão do BMX Nacional...


Firme e Obrigado pela indicação... Realmente eu precisava saber dela!

pedpaula disse...

Se cada um fizesse sua parte ao invés de ficar reclamando de quem faz, a cena nacional seria bem mais unida.
Se cada um fizesse um blog, divulgando seu rolê e suas ideias e de seus amigos, não precisaria reclamar de quem faz um site ou uma revista de bmx nacional.
Se existe uma revista atualmente, foi porque 3 amigos resolveram fazer, começando do zero, sem verba para nada e se hoje a revista é conhecida em todo o território nacional foi porque trabalhou-se muito para isso.
Se vc reclama que o norte e nordeste não aparecem na midia, entao vc deveria verificar estes links e conferir.
Ninguem duvida e muito menos menospreza a cena desta regiao do pais, mas vc deveria saber qual o custo de ir para o norte e nordeste antes de reclamar que ninguem fala da sua cena.
Se vc acha que o bmx nacional não é muito nacional, então faça a sua parte, porque a minha eu tenho certeza que estou fazendo.

Unknown disse...

Dale

solano_alves disse...

Querido PEdPaulo (nome estranho o seu)quero deixar bem claro que não critico sua revista, tennho muita admiração por ela, porém tenho a visão esclarecida sobre esse problema... não digito pra criar problema. Sei dos problemas para se conectar com todo o país, porém a internet serve pra isso... que pena que nem todo mundo tem câmera pra registrar seu rolé e divulgar.


Só pra acabar, eu não acho que o BMX nacional não é tão nacional.... eu tenho certeza que ele não é nem um pouco! eheheheh... muito provavelmente por isso fiz tal texto!



Um abraço!

Unknown disse...

Solano, tudo certo?


Mano, quem comentou acima foi a PaulA Pedrosa,por isso Ped PaulA, preste atenção, antes de falar besteira.

Não tem essa de o Bmx Nacional não ser nada Nacional mano, você está criticando sim, não venha nos dizer que é um mero comentário, mano acho que as vezes a rapazeada não entende que foi o que bem a Paula comentou, 3 Amigos se organizaram planejaram e inovaram com o Zine, sem muitas condições e muita força de vontade e alguns devem achar que eles tem que todo final de semana estar em um canto do País, pera aí né mano!

O Zine já mostrou muita cena desconhecida, e relaxa mano que pode ter certeza que com certeza o objetivo deles é mostrar muitas cenas novas ainda.

Eu não tenho nada a ver com a Subsolo mais admiro o trabalho deles e penso no futuro do Bmx aqui no Brasa por isso defendo a opinião de muita gente sobre esses assuntos.


Um Abraço

Felipe
Undersidebmx.com

solano_alves disse...

Espero ser claro desta vez.

Primeiramente queria pedir desculpa por não prestar bem atenção em seu nome Paula Pedrosa, foi mal.

Irei direto ao assunto. Sim, tudo o que eu escrevi foi uma crítica, e espero que ela seja lida por algumas dezenas de pessoas, esse foi um dos objetivos de escrever tal texto. Em contrapartida, o texto não tem nenhuma critica direta ao Subsolo, que em minha opinião, vou repetir mais uma vez, admiro pra porra.

Não tenho nenhuma crítica negativa quanto ao zine já referido, pois compreendo bastante a dificuldade em fazer algo aqui no Brasil, e quem faz, ou quem fez, está de parabéns, não por fazer uma “simples” revista, Fanzine para outros. E sim por fazer uma revista do caralho, inovando o BMX nacional (que não é tanto nacional) e sendo pioneira e exemplar em todo esse imenso território continental chamado Brasil.

Diretamente sobre o texto, respeito todas as críticas que aqui chegaram, afinal a discordância é que dar a graça e constrói o debate! O fato é que não só o BMX é desnacionalizado ou escasso de integração nesse país. Quando o assunto é educacional e econômico também sentimos (nos do Norte/Nordeste) na pele tal disparidade, tanto apontada por nossos estudiosos e negligenciadas por nossos políticos. É lógico que tal integração citada no meu texto não é fruto apenas dos nossos esportistas e da mídia referente ao esporte, nosso problema é cultural, e está enraizado historicamente em nosso país. No mais, acho se continuar escrever saírem muito do assunto e terei que entrar no discurso neo-marxista, o que seria uma merda.

Portanto desculpa a todos do site e da revista que sentirão ofendidos por minha crítica. Espero que não fiquem ressentidos, pois ela não tem nada a ver com os esforços de vocês. Porém essa não é só minha opinião, é a opinião dos paraibanos, dos pernambucanos, dos cearenses e por aí vai.

Sim... como disse, eu sou filho de 1817!

Rasta disse...

2009 começou e esse ano vai ser fodah. BMX é isso mesmo e a tendencia é ficar mais loco ainda! Ai Solano, boas criticas! Tamo junto!

Renato Franca