terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A culpa é de quem?




Posso ser preconceituoso caso comente que a grande maioria dos agregados do BMX sofrem de uma pequena falta de escolaridade e de cultura. Sim, eu posso! Mesmo assim, desconhecendo esse imenso Brasil, mas conhecendo os dados apontados por algumas instituições educacionais, irei ser conivente com alguns comentários pertinentes e concordarei com aquilo que chamo de falta de educação daqueles que praticam o BMX.
A falta de educação não é apenas aquela institucionalizada pelo sistema educacional. Existe educação empacotada que é servida na escola, na qual, no Brasil é de péssimo nível, e existe a educação do dia-a-dia, que é aquela que aprendemos com o conviver, no conhecimento passado de geração a geração, que é igualmente péssima, quando comparada ao sistema educacional.


Podemos mudar? Lógico! Depende de cada um. Saber respeitar o espaço físico geográfico é de grande avalia para começar, naturalmente respeitar a diversidade de pensamentos e de gosto, seja ele de gênero, filosófico, social ou musical, também é de muita importância.
Para romper com o paradigma de que BMX é vagabundagem depende de todos nós. Ser conivente com meio ambiente, tratar as pessoas com simplicidade e acabar com a arrogância capitalista que o mercado impõe, determinando uma casta de exibicionista no BMX, será de uma positividade equiparada com o reggae de Bob Marley.
Portanto, que todos do BMX estejam juntos e misturados, rompendo com todas as amarrações sociais, sabendo que é sabido respeitar o próximo e todo o ecossistema que nos circulam. Criamos nosso espaço, e nosso espaço necessita de novos “homens”!

Nenhum comentário: